CRESCIMENTO MENINOS DEVE SER ACOMPANHADO DESDE CEDO

DIABETES MELLITUS TIPO 2

15 de julho de 2011

ENDOCRINOLOGIA–NEUROENDOCRINOLOGIA: A HISTÓRIA DO SOBREPESO,

OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA VISCERAL OU CENTRAL, NÃO É RECENTE, ENTRETANTO ESTAMOS EVOLUINDO PARA UM DESASTRE DE GRANDES PROPORÇÕES, E NÃO ESTAMOS SENDO ALARMISTAS, É APENAS MAIS UM ALERTA DE PESQUISAS PROSPECTIVA.

Frequentemente, a mídia e mesmo algumas pesquisas encontram um gene da obesidade como único causador do problema que avassala a humanidade: CD38, outro gene FGF13. Até o momento, sete genes são conhecidos como causadores da obesidade humana e pelo menos 20 têm influência no acúmulo lipídico em ratos, outros pesquisadores citam até 45 genes com influencia direta ou indireta em mamíferos incluindo alguns na raça humana. Os dois primeiros genes a serem implicados foram o gene agouti e o gene da leptina e vários princípios surgiram do estudo desses vários genes: os mamíferos podem tornar-se obesos através de vários mecanismos; a maioria dos homólogos (semelhantes funções) humanos dos genes da obesidade do rato causa obesidade em humanos e daí o interesse no estudo da obesidade nesses animais; somente alguns dos genes que podem causar obesidade serão úteis como alvos para desenvolvimento de drogas para combater a obesidade; a obesidade humana mais comum é causada por interação de múltiplos genes. 
Desta forma, a despeito de um maior avanço sobre a biologia molecular da obesidade, com a possível exceção do gene do receptor de melanocortina 4 (MC4R), nenhum gene único é conhecido como causador de obesidade (Warden, 2001), a presença de mutações nos genes do receptor da Melanocortina 4 (MC4R), Proteínas relacionadas ao Agouti (AGRP) e alfa- MSH e encontraram quatro mutações em crianças. O fato é que nós médicos cometíamos o equivoco de achar que as obesidades até pouco tempo eram comprometidas por situações facilmente controladas, e que na verdade poderiam ser evitadas conforme o caráter da pessoa. Ledo engano; o sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-visceral ou central é muito séria, não basta tratamentos pontuais, exigem com que avaliemos os pacientes de forma holisticamente, desde a história familiar, pessoal, hábitos e metabolismo, e é impossível a não avaliação genética dos acometidos por este problema devastador. O sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-visceral ou central, não consegue revogar a lei elementar da oferta e da procura, os hábitos e estilo de vida são de importância única, mas se agregarmos a genética, a pólvora do meio ambiente detonará irremediavelmente uma arma poderosa, crônica, comprometedora, que não permitem abrirmos nossa guarda e que se não mudarmos de rumo, fatalmente nos levará ao êxito letal com sofrimento, e associados a diversas doenças que não são mais questionáveis quanto a sua instalação concomitante. 
A sensação que nos dá, é que nós seres humanos não nos demos conta do problema, isto não é um fato localizado, mas universal; empresas se aproveitam para induzir de forma irresponsável o descontrole das pessoas, principalmente as mais suscetíveis em se considerando a plêiade de problemas aventados e associados, e o termo gourmet está mudando de conotação, pois no lugar de Gourmet ser o nome que se dá a uma cozinha ou produto alimentar (incluindo bebidas) que estejam associados à idéia de haute cuisine ou alta cozinha, evocando assim um ideal cultural, associado com as artes culinárias, está se confundindo com pessoas que gostam de comer quantidades inadequadas que acabarão desencadeando todo o problema, talvez é uma forma elegante de dizer que as pessoas estão ficando glutonas.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Embora os dados recentes sugiram um nivelamento da obesidade, 1 em cada 6 adolescentes é obeso, esta desproporção tem aumentado de forma significativa....
http://queroemagrecer.blogspot.com 

2. O sobrepeso e obesidade na infância, mais que duplica o risco de morrer antes dos 55 anos...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com 

3. Em obesos adultos, pode o comprometimento cardíaco e devemos compreender que tudo pode ter começado quando criança... 
http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 


Referências Bibliográficas:
LOUISE CHANG. MD, WILLIAM C. KNOWLER, MD, DRPH - CHEFE DE EPIDEMIOLOGIA DO DIABETES E SEÇÃO DE PESQUISA CLÍNICA DO INSTITUTO NACIONAL DE DIABETE E DOENÇAS DIGESTIVAS E DO RIM. NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE.









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Seguir no Google Buzz