CRESCIMENTO MENINOS DEVE SER ACOMPANHADO DESDE CEDO

DIABETES MELLITUS TIPO 2

12 de julho de 2011

ENDOCRINOLOGIA–NEUROENDOCRINOLOGIA: A DESCOBERTA DE DUAS ENZIMAS, PROTEÍNAS P2Y1 E P2Y11, BEM COMO A PROCURA DE ALTERNATIVAS TÃO EFICIENTES QUANTO A CIRURGIA BARIÁTRICA

QUE É UMA SITUAÇÃO EXTREMA, DEVE ALERTAR AOS CANDIDATOS A OBESIDADE MÓRBIDA, OU SEJA, IMC ACIMA DE 40, A UTILIZAREM TODOS OS RECURSOS NO SENTIDO DE NÃO EVOLUÍREM PARA SITUAÇÕES EXTREMAS, QUE NO MOMENTO É A CIRURGIA BARIÁTRICA, MAS EM MÉDIO PRAZO PODE NÃO SER A ÚNICA SOLUÇÃO, EVITANDO SITUAÇÕES INCONVENIENTES, MAS NO MOMENTO COM POUCAS ALTERNATIVAS.


Os autores da descoberta, cientistas do University College of London, consideram que o conhecimento das duas proteínas e de sua ação pode levar a elaborar medicamentos capazes de controlar o aumento de peso e de ajudar no combate à obesidade, sobrepeso, obesidade visceral ou central, desencadeamento de diabetes mellitus, hipertensão ou pressão alta, alterações de colesterol total, descompensação do HDL colesterol (bom – colesterol), LDL colesterol( mal colesterol), O Mgmin - LDL ( MAU COLESTEROL - AGRESSIVO) OU WORST - LDL - COLESTEROL OU SUPER MAU COLESTEROL), e o quilomícrons, micropartículas de gorduras, também conhecidas como triglicérides (gordura). A ideia é conseguir bloquear o relaxamento do estômago que permite acomodar mais comida, que é a mesma intenção da cirurgia bariátrica. Com refeições menores e satisfatórias seria mais fácil controlar o aumento de peso. Tal avanço permitiria evitar, pelo menos em muitos casos, o recurso de cirurgias bariátricas ou colocações de banda gástrica, último recurso teórico para a obesidade acima de 40 no IMC – índice de massa corporal. Essa afinal consiste precisamente na redução da capacidade do estômago para armazenar alimentos. 
Este fato que é claro, no atual estágio da medicina de sobrevivência e dependendo do tipo da cirurgia bariátrica efetuada é o ultimo recurso sem volta, embora que apesar do risco teoricamente ser pequeno no ato cirúrgico, seguramente não o é na sequência de pouco tempo, em se considerando a indicação e a preparação do paciente, seja pelo aspecto psicológico ou por efeito a médio e longo prazo, sem considerar que em um prazo relativo, o estômago tem a capacidade de se dilatar até aproximadamente 20 vezes seu tamanho “corrigido” pela cirurgia bariátrica, para a ingestão de menos alimento. O resultado adquirido depende de cada paciente. Não se trata de ser contra ou a favor a determinado procedimento, mas em medicina a obrigação de cada um de nós médicos, é avalizarmos risco benefício de cada ato profissional, na direção da melhor qualidade de vida de nossos pacientes e qualquer ato mais invasivo ao paciente, o aumento de risco é proporcional por si só. 
A partir do momento em que tomamos atitudes extremas, também devemos esperar soluções e problemas extremos, e é exatamente o que acontece com a intervenção na cirúrgica bariátrica. Entretanto, como nosso organismo não evoluiu para as conseqüências de uma alternativa tão significativa, teremos sequelas embora muito menores que as situações extremas, para o resto de nossas vidas, seja sob o aspecto fisiológico, metabólico, estilo de vida e outros comprometimentos. O adequado é tomarmos atitudes racionais por reflexão do que por intervenção profissional. Não existe a necessidade de retroagirmos à época de caçadores coletores, mas com exercícios físicos, diminuição de nossa carga de estresses, nutrição adequada, não teremos necessidade de ser rotulados como glutões com sobrepeso ou glutões tipo 1, 2 ou 3, embora saibamos que não é fácil e muitas vezes não depende só de ingesta aumentada.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologista – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V.Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.
Com refeições menores e satisfatórias seria mais fácil controlar o aumento de peso...
http://gorduravisceral.wordpress.com/wp-admin/


2. A partir do momento em que tomamos atitudes extremas, também devemos esperar soluções e problemas extremos, e é exatamente o que acontece com a intervenção na cirúrgica bariátrica.
http://abdominalobesidade.wordpress.com/wp-admin/


3. Os autores da descoberta, cientistas do University College of London, consideram que o conhecimento das duas proteínas e de sua ação pode levar a elaborar medicamentos capazes de controlar o aumento de peso e de ajudar no combate à obesidade, sobrepeso, obesidade visceral ou central, desencadeamento de diabetes mellitus, hipertensão...
http://obesolow.wordpress.com/wp-admin/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, medicina interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo,Brasil. 2011, Gesta S, Tseng YH, Kahn CR (October 2007). "Developmental origin of fat: tracking obesity to its source". Cell 131 (2): 242–56. Enerbäck S (2009). "The origins of brown adipose tissue". N Engl J Med 360 (19): 2021–2023. VAN DER HÄÄGEN BRAZIL,Marques-Lopes I, et al.Aspectos genéticos da obesidadeVer.Nutr.,Franco M.,et al.reduction and its possible Consequences.CMAJ-2008, vol 178 (8).







Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz